© A L T O Art Residency  | All images by Karolina Daria Flora |  Website by 27 Creative Lab

QUEM SOMOS

marianne soisalo

 

Fundadora do projeto A L T O Arts Residency, Marianne é uma permacultora nata que tem uma alma criativa e sempre buscadora. Formada em Zoologia pela Universidade de Cambridge, ela é pesquisadora de grandes felinos e apaixonada por pequenos gatos. Estudou onças pintadas durante anos no Pantanal, dividindo seu tempo entre dormir no campo no rack do Bruce – seu fiel Land Rover, e sua agitada vida em Londres onde foi proprietaria do famoso cabaret de drag queens de Soho, o Madame Jojo's, onde produziu altos shows e outros eventos artísticos.

 Marianne é uma ativista ambiental, designer gráfica e fotógrafa. Envolvida em muitos projetos que buscam trazer atenção para a proteção do planeta e para a manifestação de formas mais conscientes de viver em harmonia com a Natureza.

Mariri Jungle Lodge, onde está localizado o Alto Art Residency, é uma reflexão de suas crenças; um doce lar, um espaço de cura corporal e espiritual, e um dinâmico centro de permacultura na Chapada dos Veadeiros, um platô de puro quartzo cristal com mais de 200 cachoeiras. Mariri coleciona mágicos objetos e souvenires do mundo todo e cria uma arquitetura única que interage com a Natureza, estimulando arcaicos sentimentos e a criatividade daqueles que a visitam.

Marianne também é fundadora do Eco Nois, um centro de consciência ambiental e hub cultural em Alto Paraíso, onde ela promove desde muitos anos o vegetarianismo como forma de pisar mais leve e reúne um movimento coletivo para unir forças em diferentes projetos relacionados a um futuro mais sustentável para a região. 

Um de seus principais projetos da cidade é um jardim permacultural que serve como exemplo para a população de bio-construção, hortas orgânicas, plantas medicinais, tecnologias alternativas, direitos animais e sustentabilidade. O projeto principal se chama Chega de Fogo na Chapada, um projeto de arte da comunidade que informa e alerta sobre os incêndios causados pelo homen na região que destroem anualmente milhares de hectares e a flora e fauna local (www.chegadefogonachapada.blogspot.com).

© A L T O Art Residency  | All images by Karolina Daria Flora |  Website by 27 Creative Lab

 

rodrigo garcia dutra

Rodrigo Garcia Dutra é artista visual formado em Belas Artes e Escultura pelas universidades Central Saint Martins College of Art and Design e Royal College of Art, Londres, Reino Unido.

​ ​

Recebeu prêmios da Fundação Bienal de São Paulo, Programa Brasil Arte Contemporânea, entre outros. Participou das seguintes exposições recentemente: '10ª Bienal do Mercosul: Mensagens de Uma Nova América', Porto Alegre, Brazil, 'Tomorrow: London', na South London Gallery, 'Histórias Mestiças' no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 'Abstract Ground', individual na Marian Cramer Projects, Amsterdam, Netherlands, '18th International Contemporary Art Festival SESC_Videobrasil: 30th Anniversary, São Paulo e ‘Open Cube’ na White Cube, London, UK.

​ ​

Sua prática de pesquisa artística remonta momentos no tempo que influenciaram a estética do mundo como nós o percebemos hoje. Ao construir uma coleção de fatos, objetos encontrados, presentes e lugares por onde viajou, o artista re-trabalha estes elementos através de desenho, pintura, fundição em bronze, traçados de carvão, edição de vídeo e arranjo / re-arranjo deles no espaço para dessa forma colocar estes momentos ou situações em evidência lançando uma nova luz sobre eles.

 

www.galeriasuperficie.com.br/artistas/rodrigo-garcia-dutra

mariana bassani

 

Mariana Bassani nasceu em São Paulo, 1980, cresceu no Brasil e agora vive entre Londres e Alto Paraíso de Goiás. É fotógrafa profissional desde 2002 e esteve envolvida em muitos projetos ecológicos. Foi assistente de campo para a pesquisadora Marianne Soisalo, que conduziu um projeto de conservação da Jaguar no Pantanal, Brasil (2003-2005), gerente de banco de imagens da Terra Virgem. 2005-2007 e fotógrafa e artista na Art Exhibitions for Elephant Family (organização que organiza eventos para a conservação de elefantes na Ásia). Expôs em uma exposição coletiva na Galeria Fauna, em São Paulo, em 2015, além de ser DJ e organizadora das festas Disco Apocalypso, em Londres. Ela idealizou e organizou a benção dos Kaxinawás (tribo indígena da Amazônia) para todas as plantas do Planeta na Palm House Kew Gardens, Londres.

Seus estudos incluíram a Faculdade de Biologia do Mackenzie, São Paulo, Fotografia no SENAC, em São Paulo e Garden Design, em Londres. Seus interesses incluem ecologia, natureza, fotografia do céu noturno, arte, musica, astronomia e botânica. Ela também ganhou um prêmio de fotografia 'London Tree and Woodland', Londres, 2010.

marianabassani.com

rafael perez evans

O artista hispânico/galês, co-fundador da A L T O Art Residency. Vive e trabalha em Barcelona, Espanha.  Rafael é Bacharel em Belas Artes pela Goldsmiths University, de Londres.

 

Atualmente está completando uma residência de dois anos na Hangar Barcelona. Seu trabalho tem sido exibido no México, Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos, Londres, Berlim e Madri.

Através do uso de pesquisa e etnografia, ele está escavando e desenterrando histórias perdidas, jornais, imagens e rumores locais. Estes, então, são retrabalhados e resultam em instalações que utilizam a fotografia, imagens encontradas, vídeos, objetos e pinturas, que produzem mais uma indefinição de fonte do seu conteúdo, bem como trazem à tona os problemas inerentes à leitura de uma narrativa.


Como um tipo de arqueólogo do "oeste" ele vem trabalhando e vivendo em países como México, EUA, Cuba e Brasil, onde operou dentro de uma certa nostalgia ocidental para um passado mais cru, criando obras e extraindo materiais de origem, para em seguida, reconstrui-los na Europa, neste processo, também encontrando uma certa ansiedade pós-colonial que paira através de sua prática.

 

Em suas "escavações" nos deparamos com vários locais e centros de pesquisa, um exemplo é a história das plantações de cana-de-açúcar no Brasil, que entrelaça economia, terra, trabalho, colônias, e cujo fantasma ainda está sempre presente.

Preocupações em desenterrar histórias locais peculiares é parte da fundação para este tipo de arqueologia, onde os resultados de suas "escavações" pode trazer mais algum questionamento sobre o assunto de como nos relacionamos com a hierarquia dentro da informação recebendo estórias, história e rumores.

Rafael completou um 3 meses de residência "Sassafrás" em Liberty, Tennessee EUA 2011. Co-dirigiu Romita 26 arte-estúdio na Cidade do México 2012, assim completando uma residência de 3 meses no Red Studios em São Paulo 2014, dirigindo A L T O Art Residency no Brasil, bem como parte de projetos Despina & Gazua no Rio de Janeiro. Ele lecionou fotografia na Universidade de Rochester, (UK) e, recentemente, seu filme Cruising Tabernas foi lançado em festivais de cinema internacionais.

www.rafaelperezevans.com

karolina daria flora

Karolina, co-fundadora da ALTO Art Residency, é uma artista multi-disciplinar que já trabalhou em uma variedade de projetos na maioria como uma figurinista,
às vezes como perfomer

Ela sempre se inspirou em nativos de todas as culturas, sendo influenciada pelas memórias de sua infância que passou viajando com seus pais em uma caravana no leste e sudeste da Europa. Ela teve a sorte durante estas aventuras de encontrar, brincar, cantar e dançar com os últimos verdadeiros ciganos que continuaram a fascinar e inspirar sua arte e
filosofia de vida.

Através de suas requintadas criações de trajes e de sua fotografia, ela cria uma tribo cósmica, em amor, unindo em uma só, todas as nações supostamente separadas.

Karolina faz uso de sua fotografia como uma ferramenta para compartilhar sua original percepção da realidade, tecendo para manifestar seu amor pela cor, luz e som, pela astronomia e geometria sagrada. Ela também trabalha com instalações, esculturas e land art. Para ela a Natureza é o lugar mais mágico e criativo para se morar e trabalhar.

Sua maiores paixões são a música e dança sem as quais ela nao pode viver, nem um dia sequer. Ela é uma litoterapeuta que vem usando a cura através do cristal de quartzo desde 2005, altamente intuitiva, psiquica, pesquisadora, observadora e eternamente curiosa pelos mistérios do Universo.

Uma alma nômade, seu inato amor pelo cerrado brasileiro agora é dividido entre os mares da Islândia para onde se mudou em 2006 e seu esconderijo nas mágicas Montanhas dos Cárpatos, na Polônia, aonde nasceu.

Presentemente, Karolina está avidamente estudando os nomes das plantas e animais brasileiros e das estrelas do hemisfério sul.

www.karolinadariaflora.tumblr.com

© A L T O Art Residency  | Todas as imagens por Karolina Daria Flora |  Website by 27 Creative Lab