© A L T O Art Residency  | All images by Karolina Daria Flora |  Website by 27 Creative Lab

A RESIDÊNCIA

A Residência Artística A L T O está localizada no Mariri Jungle Lodge, uma residência privada e retiro de permacultura. Uma das joias de Alto Paraíso, carinhosamente construída pela fundadora Marianne. O lodge fica a apenas 13km da cidade, equivalente a um percurso de meia hora de carro por uma estrada de terra que corta as colinas do Cerrado. Não existem carros nos arredores, apenas trilhas para caminhada e natureza.

A cidade oferece as amenidades comodidades necessárias: restaurantes, lojas, café com internet, lavanderia, etc., mas é preciso um carro próprio para ir e voltar da residência, a 30 min da cidade e 20 min da cachoeira mais próxima.

Atente para o seguinte: A residência não fica na cidade. É, portanto, recomendado que você tenha seu próprio veículo se gostaria de visitar outros locais. Temos um jipe e podemos combinar de buscá-lo na cidade, ou providenciar o deslocamento até uma cachoeira por uma taxa adicional, que pode ser discutida com os fundadores no local.

Ainda que, de um modo geral, a organização de maior parte do seu tempo em A L T O seja de sua inteira responsabilidade, estamos sempre disponíveis para conselhos, ajuda ou feedback. Se desejar, podemos marcar uma reunião semanal para discutir seus planos, o progresso de seu trabalho, contatos, a possível organização de uma exibição etc. Temos um centro cultural na cidade, onde os trabalhos podem ser expostos e onde a produção artística também pode acontecer.

Recomendamos a interação com outros artistas de A L T O durante o desenvolvimento de seu projeto.

Ao chegar, você será levado ao seu quarto e, uma vez que esteja acomodado, nos reuniremos para mostrar os espaços e arredores próximos e para conversar sobre seu projeto e expectativas.

Também no início de sua residência pediremos dois números de telefones de familiares para o caso de alguma emergência.

No Mariri, nós vivemos diariamente por uma ética permacultural onde assumimos, tanto quanto possível, a responsabilidade pelo lixo que produzimos, compostando e reciclando, plantando nossos próprios vegetais orgânicos, usando técnicas de bio-construção para criar espaços inspiradores e eco-friendly, utilizando painéis solares para obter nossa energia e, constantemente, pensando em como podemos caminhar mais levemente sobre a nossa querida terra.

O lodge foi construído a pensar pensando em nosso ambiente usando, principalmente, materiais naturais e formas orgânicas. Há um banheiro tradicional (com descarga) na casa principal, mas os outros banheiros são todos secos, o que consideramos uma forma mais evoluída de lidar com a nossa própria "matéria orgânica". Temos sempre pessoas de todo o mundo que nos visitam, como voluntários, querendo experimentar e aprender sobre permacultura, sistemas agroflorestais e sobre um modo de vida mais sustentável distante da cidade.

Temos alguns extras que fazem a diferença:

– uma vasta coleção de livros interessantes que a maioria dos residentes aprecia muito em poder ler durante a estadia deles;

– uma grande piscina natural de pedra alimentada por uma escultura flowform. O lodge tem a sorte de ser o primeiro a receber das montanhas essas águas intocadas, que também podem ser bebidas diretamente da torneira;

– uma sauna seca finlandesa, tradição de purificação para boa saúde e longevidade. Visitantes acabam por se esquecer do chuveiro elétrico e optam pela combinação de sauna e piscina como ritual de limpeza e relaxamento ao final do dia;

– uma banheira Jacuzzi.

Será um prazer recebê-lo em A L T O. Além do espaço de trabalho, existem possibilidades para a criação de “land art” e/ou instalações de objetos na casa e arredores. No formulário de inscrição é necessário definir um projeto ou objetivo para sua residência e resumir suas realizações profissionais. Em alguns dias poderemos dizer se será possível acomodá-lo.

casa - vivência

o espaço

residência

check-in

eco visão

conforto extra

studio

permacultura projetos com a terra

A residência é compartilhada com Marianne, fundadora do Lodge/Residência e um dos outros dois artistas fundadores, Rafael Perez Evans ou Karolina Daria Flora. Às vezes, durante a semana fazemos ioga na sala de ioga, e você é bem-vindo para participar dessa aula. Também compartilhamos a sauna finlandesa para limpeza e a piscina depois de nosso dia de trabalho para relaxar e descansar, como residente, você também será muito bem-vindo se desejar se juntar a nós. Também temos uma sala de estar e biblioteca compartilhadas.

A terra e alguns dos espaços também são compartilhados com Woofers que estão trabalhando no projeto de permacultura.

Se os residentes estiverem interessados incluir atividades adicionais à sua estadia eles podem ajudar com a sustentabilidade da terra. Nos jardins dos fundos existem florestas nas quais estamos atualmente cultivando cogumelos shitake, comida saudável e poderosa que vendemos no mercado orgânico local; residentes poderão nos observar trabalhando e aprender sobre o fascinante processo de cultivo, bem como experimentar o produto final preparado em diversas receitas deliciosas.

Também há uma série de jardins nos quais temos diversos espaços de cultivo de vegetais, espaços de agrofloresta, pilhas de compostagem e posto de reciclagem com os quais os residentes podem ajudar se desejarem aprofundar sua conexão com a terra.

Como artista residente, você tem a possibilidade de trabalhar dentro de alguns estúdios ou, se você deseja trabalhar com mais privacidade, do seu próprio quarto.

Temos um espaço aberto circular com pé direito de 3.5m e 9 metros de diâmetro construído com bambu. Ele tem um grande teto e as laterais são abertas. Temos também um studio de arte (Frida Studio) e um atelier aberto. Você deverá escolher o local onde gostaria de trabalhar assim que chegar.

 

Você também tem a possibilidade de trabalhar e construir ao ar livre dentro da maior parte da terra, incluindo selva, jardim, riacho e outras áreas. Se você precisar construir o seu próprio espaço de trabalho ou algum tipo de estrutura, poderá contar com a ajuda de trabalhadores o que pode facilitar qualquer construção a preços locais.

© A L T O Art Residency  | Todas as imagens por Karolina Daria Flora |  Website by 27 Creative Lab